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quinta-feira, 19 de março de 2015

A Polícia e seu Papel Pedagógico

Uma das maiores preocupações das pessoas quanto ao papel da polícia em uma sociedade, nasce, ou melhor,  dizendo, se reproduz devido a falta de interação dos grupos policiais com a comunidade. Essa falta de contato direto do policial com a sociedade sempre se mostrou nociva e com isso se perpetua a ideia que polícia e sociedade não estão do mesmo lado.
Uma das filosofias mais interessantes para gerar essa interatividade entre policiais e sociedade é a da Polícia Comunitária, essa filosofia de cunho organizacional, visa à participação efetiva da sociedade ao trabalho policial. 

Infelizmente o policiamento comunitário não tem sido trabalhado de forma adequada em alguns Estados brasileiros, devido à desvirtuação da filosofia por motivos políticos, onde muitas das vezes só se aplica o nome da proposta e não o emprego efetivo da estratégia de polícia comunitária. Outro fator que se demonstra negativo em alguns casos é a desmotivação dos agentes de segurança pública frente ao projeto, primeiramente devido aos regulamentos disciplinares que em alguns casos são arcaicos e tira do próprio agente de segurança o sentimento de cidadania, bem como a péssima remuneração em alguns Estados e também a falta de formação dos profissionais de segurança publica para a promoção desse tipo de policiamento.

Uma das visões mais positivas do policiamento comunitário é a de que a polícia também participa de ações socioeducativas, pois age de maneira que vai de encontro com a promoção da cidadania, garantindo um dialogo aberto com os populares, também o policial está apto para orientar, aconselhar e advertir antes de agir repressivamente, pois as ações educativas não irão acontecer tão somente após as infrações serem cometidas. O policial em serviço é muito mais do que um agente de segurança publica e isso a maioria descobriu no dia-a-dia, muitas das vezes sendo socorristas, enfermeiros, mediador de conflitos, pai e conselheiro, mas o que muitos não se deram conta é que todas essas ações policiais se apresenta um fazer pedagógico, Segundo, Kátia Regina Domingos de Melo (2005), O fazer pedagógico é de suma importância tanto para o docente como para o aluno. Pois, é neste fazer pedagógico que se dá uma grande interação entre ambos. Trazendo para realidade da polícia o Docente(professor) seria o policial e o aluno seria o cidadão, nessas ações está contido todo um aprendizado, toda uma carga de conhecimento que pode e deve gerar bons frutos na sociedade.

 Os policiais devem mostrar que a imagem que muitos fazem da polícia na mídia não é regra e nem verdade absoluta -- a imagem de que os métodos empregados pelas Policias Militares são inadequados a um ambiente de educação cidadã e que as abordagens policias em geral são feitas com base em preconceitos sociais e de etnia e que a violência é usada como método de investigação e não como mera autodefesa -- A realidade que toda ação positiva da polícia sempre será bem vista apenas por quem está próximo ou foi favorecido pela atuação padrão dos agentes de segurança, porém se as ações são negativas, a máquina midiática irá levar a informação para diversos setores da sociedade e com isso se perpetuará a velha e já conhecida queixa de que a polícia não está do lado do povo e sim contra ele.
Logo a boa atuação da polícia gera um aprendizado, pois mostra a sociedade que a verdadeira ação policial está em consonância com as leis vigentes em nosso país.


Heber Oliveira Mesquita – Pedagogo / Sd QPPM

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